Os Técnicos em Segurança do Trabalho, cadastrado no Ministério do Trabalho e Emprego, conforme a descrição da Classificação Brasileira de Ocupações sob o Título 3516, elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações Educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam; analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.
O técnico em segurança do trabalho pode atuar tanto em empresas públicas e privadas de portes pequenos quanto em multinacionais e em qualquer setor da economia. Também atua em órgãos oficiais, acompanhando e participando, por exemplo, dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Em muitas empresas há a obrigatoriedade de se contratar um técnico de Segurança do Trabalho. Um exemplo disso é seguido no caso da construção de rodovias – a cada 50 funcionários trabalhando é necessário ao menos um técnico de Segurança do Trabalho. É possível afirmar que há uma maior necessidade de contratação, conforme o número de funcionários e o grau de risco que a instituição está enquadrada.
O piso salarial do técnico em segurança do trabalho é definido pelos sindicatos da categoria e pode variar de acordo com a cidade/estado e o setor de atuação. No Brasil a média é de R$3.363 podendo chegar ao teto de R$8.500.
- Atendimento de emergência em sistema de riscos e primeiros socorros I
- Proteção e combate a incêndio I
- Informática- operações de computadores e sistemas operacionais I
- Análise das condições de trabalho I
- Direito, legislação e ética profissional I
- Educação para segurança do trabalho
- Desenho técnico aplicado a segurança
- Fisiologia do trabalho e ergonomia I
- Análise de riscos I
- Atendimento de emergência em sistema de riscos e primeiros socorros II
- Proteção e combate a incêndio II
- Informática- operações de computadores e sistemas operacionais II
- Análise das condições de trabalho II
- Educação para a segurança do trabalho II
- Fisiologia do trabalho em ergonomia II
- Análise de riscos II
- Avaliação da qualidade dos serviços de saúde e segurança do trabalho I
- Organização do processo de trabalho em saúde e segurança do trabalho I
- Atendimento de emergência em sistema de riscos e primeiros socorros III
- Proteção e combate a incêndio III
- Educação para a segurança do trabalho II
- Avaliação da qualidade dos serviços de saúde e segurança do trabalho II
- Organização do processo de trabalho em saúde e segurança do trabalho II
- Assistência à saúde coletiva
O curso tem duração de 2 anos incluindo o período de realização do Estágio Curricular Obrigatório, com carga horária total de 1200h. As aulas acontecem 3x na semana e o aluno pode escolher estudar nos turnos da Manhã, Tarde ou Noite.
*Verificar a disponibilidade de cada Unidade