1 – Um sentimento te invadiu? Pergunte-se: O que estou sentindo agora?
2- Antes de falar ou tomar alguma atitude, avalie se está sendo movido pela razão ou pela emoção.
3 – Busque pensamentos e emoções positivas que te façam agir de forma racional.
4 – Fique atento ao paciente e suas reações/sentimentos primeiramente. Isso irá permitir enxergar melhor os seus e lidar de forma prudente e cautelosa com a situação.
5 – Deixe que o som de cada palavra dita por você reverbere em você. Isso lhe ajuda a tomar consciência do que diz e facilita na hora de assimilar o que o paciente ou a família dele está pensando/falando.
6 – Antes de colocar em prática todas as dicas, compreenda as suas facilidades e dificuldades para que possa ser realista e tire as dúvidas com os colegas de trabalho ou familiares. Isso vai ajudá-lo a melhorar os pontos fracos.
7 – Saber respeitar as opiniões, visões e crenças dos pacientes, familiares e colegas de trabalho é crucial para evitar discussões, desafetos e quaisquer dificuldades que tenham nas relações. Seja flexível com as opiniões e evite que um simples comentário possa colocar em jogo aquilo que está construindo.
8 – Para a comunicação, é importante sempre ouvir o que o outro tem a dizer antes de falar ou criticar. Assim, o ambiente se torna propício ao diálogo e contribui para uma comunicação assertiva tanto com a equipe de trabalho quanto com os pacientes e familiares.